MENU

Mundo

Coreia do Norte ameaça envolver Japão em 'chamas nucleares'

Coreia do Norte ameaça envolver Japão em 'chamas nucleares'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:08

 

coreia do norteA Coreia do Norte ameaçou nesta sexta-feira (12) o Japão com "represálias" nucleares caso o país se envolva de alguma forma em um eventual conflito na Península Coreana.
 
A agência oficial norte-coreana, KCNA, classificou de provocadoras as declarações de Tóquio dizendo que poderia interceptar um míssil lançado por Pyongyang e advertiu que isto poderia deixar o Japão envolvido "em chamas nucleares".
 
Um porta-voz do ministério da Defesa japonês afirmou que o Japão está pronto para responder a qualquer tipo de cenário, após as novas ameaças.
"Tudo o que podemos dizer é que vamos tomar todas as medidas possíveis para responder a qualquer tipo de cenário", declarou o porta-voz à AFP.
A Coreia do Norte elevou o tom de suas ameaças de guerra nas últimas semanas, após sofrer uma nova rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU, em represália à realização de seu terceiro teste nuclear.
 
O fechado regime comunista de Pyongyang também quer que Estados Unidos e Coreia do Sul detenham as manobras militares conjuntas na região da Península Coreana.
 
A Coreia do Norte já ameaçou atacar EUA, Coreia do Sul e também o Japão, gerando apreensão na comunidade internacional.
Nesta sexta-feira em Seul, capital sul-coreana, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que o ditador norte-coreano Kim Jong-un precisa "compreender" quais seriam os impactos de um eventual conflito na região e afirmou que o lançamento de um míssil seria um "enorme erro".
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições