MENU

Mundo

Coreia do Norte carrega mísseis em plataformas de lançamento

Coreia do Norte carrega mísseis em plataformas de lançamento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

misselA Coreia do Norte colocou dois de seus mísseis de médio alcance em lançadores móveis e os escondeu na costa leste do país, disse a agência sul-coreana de notícias Yonhap nesta sexta-feira (5), citando fontes de inteligência da Coreia do Sul.
A informação não pôde ser confirmada, mas pode ter a intenção de demonstrar uma ameaça por parte do Norte ao Japão ou às bases norte-americanas em Guam.
 
O Norte ameaçou atacar as bases em Guam se os Estados Unidos realizarem uma ataque.
"No início desta semana, o Norte transferiu dois mísseis Musudan de trem e os colocou em lançadores móveis", dise um oficial militar familiarizado com o assunto à Yonhap.
 
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não quis comentar a reportagem.
Há relatos não confirmados na mídia de que o Norte levou mísseis para a costa leste na quinta-feira, mas não estava claro quais mísseis teriam sido deslocados.
 
As especulações foram em torno de dois tipos de mísseis que não se tem conhecimento que tenham sido testados.
Um deles é o chamado míssil Musudan, que o Ministério da Defesa da Coreia do Sul estima que tem alcance de até 3.000 km. O outro é chamado de KN-08, que acredita-se ser um míssil balístico intercontinental, que não foi testado.
 
O ministro da Defesa sul-coreano disse não acreditar que o míssil que foi transferido para o leste seja o KN-08.
A Coreia do Norte tem melhorado lenta e progressivamente suas capacidades de mísseis nos últimos anos, e as autoridades dos EUA dizem que seus mísseis podem ser capazes de atingir territórios e Estados norte-americanos fora do continente, incluindo Guam, Alasca e Havaí.
Analistas sul-coreanos enxergam uma alta probabilidade de Pyongyang realizar um teste de lançamento do míssil em meados de abril para celebrar o aniversário do nascimento de Kim Il-sung, fundador do país e avô do atual dirigente, o polêmico e misterioso Kim Jong-un, em uma tentativa de reforçar sua liderança.
 
Coreia do Sul
A Coreia do Sul, por sua vez, mobilizou em sua costa no Mar Amarelo (Mar Ocidental) e no Mar do Leste (Mar do Japão) dois navios com sistemas de intercepção de mísseis.
No início desta semana, Pyongyang movimentou o que pareciam ser dois projéteis Musudan rumo a sua costa oriental após ameaçar produzir um ataque nuclear contra os EUA, o que levou Washington a enviar seu avançado sistema de defesa de mísseis para sua base na ilha de Guam, no Pacífico.
 
Rússia
Também nesta sexta, a Coreia do Norte sugeriu à Rússia que retire seu pessoal da embaixada do país em Pyongyang, por conta do aumento da tensão regional.
A Rússia afirmou que está avaliando a possibilidade.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições