MENU

Mundo

Coreia do Norte impede entrada de trabalhadores da Coreia do Sul

Coreia do Norte impede entrada de trabalhadores da Coreia do Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:08

 

coreia do norteA Coreia do Norte impediu na manhã desta quarta-feira (3), horário local, que trabalhadores sul-coreanos entrassem no complexo industrial binacional de Kaesong, que fica no território norte-coreano, em meio à crescente tensão entre os países, anunciou o governo em Seul.
"A Coreia do Norte não deu sua permissão, como faz diariamente, para que 484 trabalhadores sul-coreanos entrassem em Kaesong hoje", disse à agência France Presse o porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação, Kim Hyung-suk.
"O Norte nos informou esta manhã que estão autorizadas apenas as viagens de regresso de Kaesong, e que o ingresso no complexo foi proibido", revelou o porta-voz.
 
Pyongyang não precisou quanto tempo vale a medida, disse Kim, que qualificou a decisão de "muito lamentável".
Kim destacou que a prioridade do governo em Seul é a segurança dos 861 sul-coreanos que estão em Kaesong. "Esperamos que nossa gente que está no Norte volte sã e salva."
 
A zona industrial de Kaesong, situada a 10 quilômetros no interior do território da Coreia do Norte, foi inaugurada em 2004 como símbolo da vontade de cooperação entre as duas Coreias.
 
Fronteira
A passagem na fronteira entre as duas Coreias em direção a Kaesong é aberta normalmente às 8h30 (20h30  de Brasília), mas nesta quarta-feira os responsáveis norte-coreanos não autorizaram o ingresso dos trabalhadores sul-coreanos, destacou o porta-voz.
O parque industrial intercoreano, que conta com investimentos sul-coreanos, até o momento se mantinha em atividade, apesar da crise na Península Coreana.
 
A passagem de fronteira para Kaesong funcionou normalmente nas últimas semanas, mesmo diante da crescente tensão entre Norte e Sul.
Em Kaesong trabalham mais de 50 mil norte-coreanos, a maioria para pequenas empresas sul-coreanas que atuam na área manufatureira produzindo roupas, calçados, relógios e utensílios de cozinha, entre outros.
Preciosa fonte de divisas estrangeiras, o complexo industrial sempre permaneceu aberto, apesar das repetidas crises na península, e sua estabilidade é considerada um barômetro das relações entre as duas Coreias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições