MENU

Mundo

Coreia do Norte pode fazer teste nuclear no início de 2011

Coreia do Norte pode fazer teste nuclear no início de 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

A Coreia do Norte pode realizar um terceiro teste nuclear no próximo ano para reforçar os poderes dos seu jovem e sucessor líder, Kim Jong-un, segundo um relatório de investigação de um instituto sul-coreano do ministério das Relações Exteriores.

O relatório veio um dia depois de Pyongyang dizer que prepara uma "guerra santa" nuclear contra o Sul, após um exercício militar em que Seul prometeu ser "implacável" se for atacado novamente.

O Norte, que realizou testes nucleares em 2006 e 2009, ainda tem que mostrar que tem uma arma potente como parte de seu programa de armas de plutônio, mas um terceiro teste aumentaria ainda mais as tensões na península dividida.

A mídia sul-coreana informou no início deste mês que o Norte estava escavando um túnel em preparação para um teste nuclear. "Há uma possibilidade de a Coreia do Norte realizar seu terceiro ensaio nuclear para buscar uma melhora em sua capacidade de produção de armas, manter a tensão militar alta e promover Kim Jong-un ao status de líder sucessor", disse o relatório, referindo-se ao filho mais novo do atual governante.

"A tensão entre as duas Coréias permanecerá elevada, com chances de novos ataques da Coreia do Norte sobre o Sul", informaram o instituto, dirigido pelo Ministério das Relações Exteriores e a Segurança Nacional.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições