MENU

Mundo

Coreia do Norte quer voltar a negociar questão nuclear, afirma Kim Jong-il

Coreia do Norte quer voltar a negociar questão nuclear, afirma Kim Jong-il

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:20

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, afirmou nesta segunda-feira (5) ao premiê chinês Wen Jiabao que seu país quer voltar a negociar a questão nuclear.

Os dois dirigentes ''chegaram a um consenso vital sobre a realização do desarmamento nuclear na península coreana'' durante um encontro em Pyongyang, escreveu a agência Nova China.

''Kim Jong-Il afirmou que a Coreia do Norte deseja participar das negociações multilaterais, inclusive das discussões a seis, em função dos progressos em seu diálogo com os Estados Unidos'', prosseguiu a Nova China.

O gigante asiático recebe desde 2003 as discussões a seis (China, Rússia, Japão, Estados Unidos e as duas Coreias), que têm como objetivo convencer Pyongyang a abrir mão de seu programa nuclear em troca de uma ajuda ao setor energético.

Estas longas negociações estão em ponto morto desde que o regime norte-coreano se retirou das tratativas, em abril, depois de um polêmico disparo de míssil punido pelo Conselho de Segurança da ONU.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições