MENU

Mundo

Coreia do Norte queria show de Eric Clapton, diz documento vazado

Coreia do Norte queria show de Eric Clapton, diz documento vazado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Um dos documentos diplomáticos americanos vazados pelo WikiLeaks mostra que autoridades da Coreia do Norte sugeriram ao governo dos EUA que intercedesse para que o roqueiro Eric Clapton fizesse um show em Pyongyang, capital do fechado país, segundo a imprensa dos EUA e do Reino Unido.

Os norte-coreano argumentaram que seria um gesto de "boa vontade" entre os países. O fechado regime da Coreia do Norte é bastante criticado por suas ambições nucleares e sua postura beligerante em relação à vizinha e rival Coreia do Sul, aliada dos EUA.

A sugestão foi enviada à Embaixada dos EUA em Seul, na Coreia do Sul, por um intermediário cujo nome foi retirado do documento, datado de 22 de maio de 2007.

O motivo, segundo ele, seria o fato de Kim Jong-chol, segundo filho do ditador Kim Jong-Il, ser fã do músico.

A música pop ocidental é proibida na Coreia do Norte, mas, nesse caso, abriria-se uma "exceção", diz o texto.

Acertos para o show chegaram a ser feitos em 2009, mas depois representantes do músico negaram que ele fosse tocar no país, segundo o "Guardian". O convite chegou a ser noticiado pelo "Financial Times" em fevereiro de 2008.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições