MENU

Mundo

Coreia do Sul e EUA iniciarão exercícios conjuntos no fim de fevereiro

Coreia do Sul e EUA iniciarão exercícios conjuntos no fim de fevereiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Os Exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizarão suas manobras militares anuais entre 28 de fevereiro e 10 de março, em um momento de forte tensão com a Coreia do Norte, informou nesta terça-feira o comando militar conjunto do regime de Seul.

Os exercícios terão a participação de 12.800 soldados americanos provenientes de quartéis na Coreia do Sul e em outros países, além de 200 mil soldados sul-coreanos. Segundo indicou o general Walter L. Sharp, chefe dos 28.500 soldados que os EUA mantêm na Coreia do Sul, as operações serão realizadas "em cenários realistas, além daqueles destinados a repelir um ataque convencional".

As manobras, de caráter defensivo, simulam anualmente um hipotético ataque norte-coreano e desta vez podem contar com a participação de um porta-aviões americano pela primeira vez em dois anos, segundo revelaram fontes do Governo de Seul à agência local "Yonhap".

Batizados de "Key Resolve/Foal Eagle", os exercícios militares mobilizarão membros das forças terrestres, aéreas e navais das duas nações, assim como efetivos das forças especiais. Algumas operações dentro do Foal Eagle serão mantidas até 30 de abril.

O comando das Nações Unidas em Panmunjom, encarregado de velar pelo cumprimento do armistício entre as duas Coreias, já informou o Exército norte-coreano das datas dos exercícios e que o caráter do treino é puramente defensivo, segundo o comando conjunto de forças da Coreia do Sul e dos EUA.

As duas Coreias atravessam um período de grande tensão desde que em novembro o Exército norte-coreano bombardeou a ilha fronteiriça sul-coreana de Yeonpyeong e deixou quatro mortos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições