MENU

Mundo

Coreias vão começar negociações militares em 8 de fevereiro, diz Sul

Coreias vão começar negociações militares em 8 de fevereiro, diz Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão iniciar negociações militares no dia 8 de fevereiro, anunciou o ministério sul-coreano da Defesa.

Este será o primeiro encontro militar entre os dois países desde 23 de novembro do ano passado, quando a Coreia do Norte bombardeou uma ilha da Coreia do Sul, provocando quatro mortes.

A reunião de 8 de fevereiro deve estabelecer o calendário, a pauta e o local para uma reunião de alto alto nível, provavelmente entre os ministros da Defesa dos dois países.     Mas a reunião só acontecerá se Pynongyang assumir a responsabilidade de dois fatos graves ocorridos em 2010 e prometer não reincidir, destacou Seul.

O governo sul-coreano se refere ao disparo de um torpedo contra um navio sul-coreano em março, ataque atribuído à Coreia do Norte, que nega a acusação, e ao bombardeio em novembro de uma ilha sul-coreana. Os dois ataques deixaram 50 mortos e aumentaram a tensão na península.

Mais cedo, o presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak, afirmou que a Coreia do Norte deveria "aproveitar a oportunidade" e não descartou a possibilidade de uma reunião de cúpula.

Um primeiro encontro de cúpula aconteceu em 2000 e outro em 2007.

"Podemos realizar uma reunião de cúpula se for necessário. É uma boa oportunidade para a Coreia do Norte", disse Lee Myung-Bak, antes de manifestar esperança de que tenha chegado o momento de mudança em Pyongyang.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições