MENU

Mundo

Cuba discute limitar mandato de autoridades

Cuba discute limitar mandato de autoridades

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

O Partido Comunista de Cuba anunciou nesta sexta-feira (14) que começou a debater a proposta lançada pelo presidente Raúl Castro para limitar os mandatos das autoridades cubanas a dois períodos de cinco anos cada.

A proposta de Raúl, DE 80 anos, é parte de sua estratégia para promover jovens lideranças em Cuba. Ele sucedeu seu irmão Fidel Castro, 85 anos, que liderou a Revolução Comunista na ilha em 1959.

A proposta será debatida nos próximos meses e será submetida à votação na conferência nacional do partido, em janeiro de 2012, segundo informações da agência de notícias Associated Press.

O documento publicado na imprensa cubana diz que a ideia é promover 'uma renovação gradual na liderança'.

O projeto não detalha a quais níveis de governo se aplicaria a nova regra, inédita no país, conhecido pela longa permanência de alguns líderes em postos-chave da administração.

Em abril desde ano, Raúl já tinha tocado no assunto e defendeu inclusive a limitação dos mandatos presidenciais.

Fidel, em seus artigos no jornal 'Granma', também já defendeu um 'sistemático rejuvenescimento' das lideranças cubanas.

Falta de liderança

Durante um encontro do partido, em abril, Raúl disse que a tentativa anterior de preparar novos líderes não tinha funcionado bem.

A declaração foi interpretada como uma referência ao ex-chanceler Felipe Pérez Roque (hoje com 46 anos) e ao ex-vice-presidente Carlos Lage Dávila (atualmente, 59), demitidos em 2009. Membros do Partido Comunista acusaram ambos de 'sede de poder'.

Castro disse, em abril, que hoje o regime 'sofre as consequências de não ter uma reserva de lideranças pronta'.

O documento defende ainda que postos-chave da administração tenham diversidade de raça e de sexo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições