MENU

Mundo

Cuba nega permissão de viagem de blogueira Yoani Sánchez a Brasil

Cuba nega permissão de viagem de blogueira Yoani Sánchez a Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:16

iG São Paulo

Jornalista cubana queria vir ao País para participar de festival na Bahia; Brasil lhe havia concedido visto de turista

A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez anunciou nesta sexta-feira, em seu perfil no Twitter, que seu pedido de permissão de deixar a ilha para uma viagem ao Brasil foi rejeitado pelo governo cubano. "Não há surpresas. Essa é a 19ª vez em que violam meu direito de entrar e sair de meu país", afirmou.

Saiba mais: Mesmo sob o risco de perder direitos, cubanos sonham em partir

 

 

Blogueira cubana Yoani Sánchez anuncia no Twitter que governo cubana rejeitou seu pedido para viajar ao Brasil

Foto: Reprodução

A blogueira queria sair da Ilha por ter sido convidada a participar de um festival na cidade de Jequié, a 360 km de Salvador, para assistir ao filme "Conexão Cuba Honduras" em 10 de fevereiro. Dirigido pelo brasileiro Carlos Galvão da Silva, a produção conta a história de blogueiros cubanos e hondurenhos perseguidos pelos governos de seus países.

 

Yoani disse ter recebido uma carta convite no início do ano e a apresentado às autoridades cubanas como parte dos trâmites burocráticos para poder viajar. Em 25 de janeiro, o governo brasileiro concedeu um visto de turista à dissidente.

Antes da concessão do visto, Yoani enviou uma carta à presidenta Dilma Rousseff pedindo a intervenção ante o governo de Havana para conseguir a permissão para sair da Ilha. Recentemente, a blogueira divulgou um vídeo na internet dirigido a Dilma pedindo que intercedesse por ela perante o presidente cubano, Raúl Castro, para que obtivesse permissão para deixar o país.

No dia 31, Dilma fez sua primeira visita oficial a Cuba, onde afirmou que o Brasil agiu de forma adequada ao conceder o visto de entrada à dissidente cubana. Ela, porém, fez a ressalva de que era uma questão interna de Cuba decidir se Yoani teria permissão de deixar o país caribenho. "O Brasil deu o visto à blogueira. O resto não é uma questão do governo brasileiro", afirmou.

A líder brasileira também evitou fazer críticas à situação de direitos humanos na ilha, afirmando que todos os países têm um "telhado de vidro". Segundo Dilma, não se pode tratar de direitos humanos como ferramenta para criticar apenas certos países.

Em Cuba: Dilma diz que violações de direitos humanos ocorrem em todos os países

Repercussão: Em artigo, Serra critica Dilma por declarações sobre Cuba

Dilma afirmou que desrespeitos aos direitos humanos ocorrem em todas as nações, inclusive no Brasil, e citou como exemplo as violações denunciadas na base americana de Guantánamo. "Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro. Nós no Brasil temos o nosso. Então eu concordo em falar de direitos humanos dentro de uma perspectiva multilateral", disse a presidenta.

Além de encontrar-se com o presidente Raúl, Dilma reuniu-se em Cuba com o líder da Revolução Cubana de 1959, o ex-presidente Fidel Castro, de quem recebeu de presente uma biografia inédita.

*Com AP, EFE e AFP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições