MENU

Mundo

Dalai Lama critica resposta da China ao anúncio do Nobel da Paz

Dalai Lama critica resposta da China ao anúncio do Nobel da Paz

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

O Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano, que vive no exílio, criticou nesta segunda-feira (11) a resposta da China à atribuição do prêmio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo, segundo a agência japonesa Kyodo.

"O governo chinês não aprecia absolutamente nenhuma oposição", declarou o Dalai Lama, premiado com o Nobel da Paz em 1989.

"A única solução para salvar todo o povo da China é seguir para uma sociedade aberta e transparente, mas alguns partidários da linha dura são regidos por uma forma de pensar retrógrada", completou o Dalai Lama.

O Nobel da Paz foi atribuído na sexta-feira ao dissidente chinês Liu Xiaobo , que cumpre uma condenação de 11 anos de prisão.

Segundo o governo da China, a escolha do Comitê Nobel norueguês é contrária aos princípios do prêmio.

"Liu Xiaobo é um criminoso condenado pelo sistema judicial chinês porque infringiu as leis chinesas", destacou Pequim.

O Dalai Lama já havia felicitado Liu Xiaobo. Ele também pediu a libertação imediata do dissidente.     Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições