MENU

Mundo

Demissão de Mottaki não mudará política externa do Irã, diz porta-voz

Demissão de Mottaki não mudará política externa do Irã, diz porta-voz

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

A destituição na segunda-feira do chanceler Manuchehr Mottaki não provocará mudanças na política externa do Irã, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

"Não penso que acontecerá qualquer mudança na política nuclear, nem nas discussões iniciadas por Teerã com as grandes potências sobre o programa nuclear iraniano", declarou Ramin Mehmanparast durante encontro semanal com a imprensa em Teerã.

"As grandes linhas da política externa do Irã são definidas no mais alto nível e o ministério das Relações Exteriores executa esta política", acrescentou Mehmanparast.

"Não veremos nenhuma mudança nos fundamentos de nossa política".

Na segunda-feira, quando estava no Senegal, Mottaki foi demitido repentinamente pelo presidente Mahmud Ahmadinejad, que não apresentou qualquer explicação.

O presidente iraniano designou o diretor do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, para substituir Mottaki de maneira interina, antes da nomeação de um novo ministro com a aprovação do Parlamento.

A mudança no comando da diplomacia iraniana aconteceu depois que Teerã retomou, dia 6 de dezembro em Genebra, após um ano de interrupção, as discussões com as grandes potências para tentar encontrar uma solução para seu controverso programa nuclear.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições