MENU

Mundo

Democrata vence na Califórnia e vai suceder Schwarzenegger

Democrata vence na Califórnia e vai suceder Schwarzenegger

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

O democrata Jerry Brown venceu a eleição para o governo da Califórnia e será o sucessor do republicano Arnold Schwarzenegger.

Brown recebeu 49% dos votos, contra 46% para a candidata republicana Meg Whitman, milionária e ex-diretora do site de leilões eBay, segundo as projeções divulgadas pelo canal CNN.

Whitman gastou US$ 140 milhões de sua fortuna pessoal na campanha para o governo da Califórnia.

Brown, atual procurador-geral da Califórnia, foi governador do estado em duas oportunidades, em 1975 e 1985.

O democrata assumiu o primeiro mandato como o governador da Califórnia mais jovem desde 1850, com apenas 36 anos, mas desta vez é o político mais velho a chegar ao cargo, com 72 anos.

Durante a campanha, Brown se apresentou como o único político com a experiência necessária para tirar a Califórnia do atual desastre fiscal, com um déficit orçamentário calculado em mais de 20 bilhões de dólares.

Segundo as pesquisas, Brown teve um apoio importante dos eleitores latinos, enquanto a rival republicana Meg Whitman se beneficiou dos eleitores brancos e independentes.

O voto latino representa quase 20% do eleitorado geral na Califórnia, estimado em 17 milhões de pessoas.

A popularidade de Whitman foi abalada com a revelação em setembro de que ela contratou uma babá ilegal. Segundo a ex-funcionária, ela trabalhou nove anos para a empresária e foi demitida quatro meses depois do início da campanha para o governo do estado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições