MENU

Mundo

Deputada baleada nos EUA apresenta melhora, dizem médicos

Deputada baleada nos EUA apresenta melhora, dizem médicos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Os médicos que tratam a deputada norte-americana Gabrielle Giffords, baleada na cabeça durante um evento em Tucson, no Arizona, afirmaram neste domingo que o estado de saúde dela melhorou de "crítico" para "sério".

Giffords, que está internada há nove dias, foi submetida a uma traqueostomia no sábado e respira sem a ajuda de aparelhos

"A parlamentar continua indo bem, está respirando por conta própria", disse boletim médico divulgado no domingo pelo Centro Médico Universitário de Tucson. "Os procedimentos de sábado foram bem-sucedidos e transcorreram sem transtornos."

Os médicos disseram que nos últimos dias Giffords já vinha respirando sozinha, mas permanecia ligada a aparelhos de respiração como precaução contra infecções. 

Os médicos também instalaram um tubo de alimentação para Giffords, prática comum em pacientes de UTI com lesões cerebrais. O hospital disse que divulgará novo boletim médico às 11h de segunda-feira (16h em Brasília).

Giffords, de 40 anos, era a única paciente em estado crítico depois do atentado ocorrido em 8 de janeiro, que deixou outros 12 feridos, além de seis mortos. Um paciente recebeu alta no sábado, e outros dois continuam internados, em bom estado.

Os médicos tem manifestado otimismo com o ritmo da recuperação de Giffords. Nos últimos dias, ela vem abrindo os olhos e acompanhando o movimento de objetos no seu campo de visão. Também responde a comandos simples, como mexer os dedos das mãos e pés.

A democrata, que está em seu terceiro mandato, foi baleada durante um ato público em frente a um supermercado. A polícia acusa Jared Lee Loughner, um ex-universitário de 22 anos, pelo ataque. Ele está preso.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições