MENU

Mundo

Desalojamento de ciganos irlandeses termina em confronto na Inglaterra

Desalojamento de ciganos irlandeses termina em confronto na Inglaterra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Policiais e moradores do maior acampamento "ilegal" de ciganos da Grã-Bretanha, a Dale Farm, a 40 km de Londres, se enfrentaram nesta quarta-feira (19) após as forças de segurança entrarem no local para desalojar os moradores.

Policiais, oficiais de justiça e escavadeiras cercaram o acampamento, onde vivem 200 ciganos, e entraram no local, seguidos por muitos jornalistas.

Muitos militantes, vários deles com os rostos cobertos, criaram barricadas para tentar conter o avanço dos policiais.

Trailer queimado durante o confronto desta quarta-feira (19) no acampamento cigano (Foto: AP)

  A polícia informou que tentou negociar com os manifestantes para obter o desalojamento pacífico, mas que ante a violência prendeu uma pessoa e utilizou uma pistola elétrica Taser contra dois ativistas.

A energia elétrica do acampamento foi cortada, o que interrompeu o funcionamento de aparelhos médicos de vários idosos, segundo os ciganos.

"A memória de Dale Farm pesará durante gerações no país. Nos tiram as únicas casas que temos", disse Kathleen McCarthy, uma residente.

Quase 200 pessoas, pertencentes a uma das comunidades ciganas da Irlanda, vivem neste terreno de 2,4 hectares perto de Basildon, uma cidade moderna ao leste de Londres.

Os moradores alegam que são proprietários do terreno, mas o município alega que os trailers foram instalados em uma zona verde e que não pode receber construções.

A prefeitura ofereceu aos moradores residências sociais, mas a maioria rejeitou. Os residentes afirmam que desejam viver de acordo com seu tradicional modo de vida comunitário em caravanas.

Os residentes de Dale Farm travam uma longa batalha para evitar a expulsão e já receberam apoio de várias personalidades, incluindo a atriz Vanessa Redgrave.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições