MENU

Mundo

Desmate acelerado na China ameaça espécie de gibão, diz Greenpeace

Desmate acelerado na China ameaça espécie de gibão, diz Greenpeace

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Estudo divulgado na China nesta terça-feira (22) pela organização ambiental Greenpeace aponta que o ritmo acelerado do desmatamento na região de Hainan, um dos polos industriais do país asiático, pode causar o desaparecimento do gibão-de-Hainan ( Nomascus hainanus ), espécie endêmica e um dos primatas mais raros do mundo.

De acordo com o levantamento, desde 2001 houve a derrubada de uma área equivalente 720 km² de floresta nativa, quase a metade do tamanho do município de São Paulo, equivalente a 25% da cobertura vegetal existente na região que foi convertida em plantações industriais.

Exemplar de gibão-de-Hainan, que está criticamente ameaçado de extinção devido ao avanço do desmatamento na China (Foto: Greenpeace/Reuters) Segundo os ambientalistas, a devastação da floresta ameaça a preservação da espécie, já que estimativas apontam a existência de apenas 23 exemplares do gibão na vida selvagem.

“Quando você tem apenas 23 animais de uma espécie em particular na natureza, significa que os seres humanos não são bons administradores do meio ambiente”, disse Yi Lan, ativista do Greenpeace. Ele afirma ainda que o desmatamento ocorre devido à falta de fiscalização.

Segundo a lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o gibão-de-Hainan está criticamente ameaçado de extinção.

Imagem divulgada pela organização ambiental Greenpeace mostra trabalhadores chineses cortando árvores na região de Hainan. Estima-se que existam apenas 23 espécimes de gibão-de-Hainan na natureza e que estão ameaçados pelo avanço do desmatamento (Foto: Greenpeace/Reuters)        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições