MENU

Dilma pede 'renovado esforço' para a reconstrução do Haiti

Dilma pede 'renovado esforço' para a reconstrução do Haiti

Atualizado: Quarta-feira, 12 Janeiro de 2011 as 12:43

A presidente Dilma Rousseff divulgou nesta quarta-feira (12) mensagem relembrando o terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010 no Haiti. Um ano após a tragédia, ela conclamou a comunidade internacional a prosseguir com os esforços de ajuda e reconstrução do país e se solidarizou com as vítmas.    "Esse é um momento de reflexão, de lembrarmos as vítimas, e de conclamarmos a comunidade internacional para um renovado esforço em prol da recuperação do país, que ainda vive uma situação de extrema gravidade", afirmou a presidente.

Em janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7 provocou as mortes de cerca de 250 mil pessoas no país, considerado o mais pobre das Américas. Após um ano, mais de 1,5 milhão de pessoas ainda vivem em alojamentos, onde o cólera se espalha.

Na mensagem, a presidente enalteceu o trabalho das tropas brasileiras no Haiti. "Quero também enaltecer o trabalho dos nossos soldados que participaram da Missão das Nações Unidas (MINUSTAH), lutando incansavelmente para a estabilização e colaborando para a recuperação da infraestrutura do país".

A presidente também prestou homenagem às vítimas brasileiras da tragédia. "Lembro, e presto uma homenagem aos 18 militares brasileiros, à médica e humanista Zilda Arns e ao Representante Adjunto da ONU para o Haiti, Luiz Carlos da Costa, que estavam em missão de solidariedade e lamentavelmente perderam a vida durante o terremoto".

Dilma concluiu a mensagem reafirmando a "determinação" do governo brasileiro de ajudar na reconstrução do Haiti, "cujo povo não se rende diante das adversidades e tem dado provas de grande coragem e vontade de viver". Segundo ela, "o Brasil e a MINUSTAH vão perseverar, pois sabemos que os haitianos não desistirão".    

veja também