MENU

Mundo

Dinamarca reativa controle de fronteiras e gera protestos na Europa

Dinamarca reativa controle de fronteiras e gera protestos na Europa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

                                     O acordo Schengen, de 1997, estipulava a livre circulação pelo território de 25 países europeus -- com algumas exceções. Mas nesta terça-feira (5) a Dinamarca impôs controles improvisados na fronteira com a Alemanha e na ligação com a Suécia. O governo de Copenhague quer impedir a entrada de drogas, armas e, sobretudo, imigrantes.

O passo atrás no acordo de Schengen foi decidido depois da fuga de milhares de refugiados do Egito, Tunísia e Líbia em consequência dos conflitos causados pela primavera de revoltas nos países árabes.

A própria União Europeia aprovou, na última sexta-feira (1º), a flexibilização do acordo Schengen, mas apenas temporariamente e em circunstâncias excepcionais.

A Dinamarca não é o país que mais sofre com a onda de refugiados, mas é governada por um partido de direita xenófobo. A Alemanha protestou formalmente contra a medida.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições