MENU

Mundo

Diplomata leva recado dos Estados Unidos ao Cairo

Diplomata leva recado dos Estados Unidos ao Cairo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

O embaixador americano no Egito, Frank Wisner, está no Cairo para transmitir ao regime egípcio a mensagem de que deve se comprometer com as reformas políticas, econômicas e sociais necessárias, informou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, que não deu detalhes sobre a agenda do diplomata ou com quais membros do governo de Hosni Mubarak ele se reunirá.

"Ele é um cidadão privado, um diplomata aposentado e ex-embaixador no país (de 1986 a 1991)", disse Gibbs. "Conhece alguns atores-chave no governo e pensamos que será útil para todas as partes se ele tiver a oportunidade de interagir com membros da sociedade egípcia." Gibbs não deixou claro se Wisner viaja como enviado do governo. Washington tenta nos últimos dias livrar-se das críticas pela posição dúbia em relação às manifestações no Egito - os EUA defendem uma "transição ordenada para a democracia", sem pedir a saída formal de Mubarak.

"A determinação sobre quando e como as mudanças deveriam ser realizadas não podem ser ditadas por outros países. Por que os EUA determinariam o que deve ocorrer no Egito?", questionou Gibbs. Outras autoridades do governo americano tem dado declarações no mesmo sentido, incluindo o presidente Barack Obama e a secretária de Estado Hillary Clinton.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições