MENU

Diretor da CIA assumirá Secretaria de Defesa dos EUA, diz mídia

Diretor da CIA assumirá Secretaria de Defesa dos EUA, diz mídia

Atualizado: Quarta-feira, 27 Abril de 2011 as 10:11

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja nomear o atual diretor da CIA (Central de Inteligência Americana), Leon Panetta, para substituir o secretário de Defesa, Robert Gates.

Gates, que já ocupava o cargo no governo do republicano George W. Bush, já anunciara em 2010 sua intenção de se aposentar neste ano. A mudança, segundo a agência de notícias Associated Press, aconteceria em meados do ano.

O republicano Gates foi diretor da CIA entre 1991 e 1993 e, em dezembro de 2006, substituiu Donald Rumsfeld na Secretaria de Defesa. Já Panetta teve uma longa carreira como deputado pela Califórnia e já foi chefe de gabinete do governo de Bill Clinton.

O general David Petraeus, que ficou famosos por reverter a Guerra do Iraque em favor dos americanos e que agora comanda a Guerra do Afeganistão, assumiria a chefia da CIA.

A mudança de cadeiras incluiria ainda a nomeação do general John Allen para substituir Petraeus em sua atual função e do diplomata veterano Ryan Crocker como novo embaixador dos EUA no Afeganistão, no lugar de Karl Eikenberry. Crocker foi embaixador no Iraque entre 2007 e 2009.

A mudança nos cargos de segurança nacional foi alvo de especulação nas últimas semanas e ocorre em meio à saída das tropas americanas do Iraque e o início da retirada do Afeganistão.

O anúncio oficial deve ser feito nesta quinta-feira na Casa Branca.

veja também