MENU

Mundo

Ditador norte-coreano Kim Jong-il chega à China

Ditador norte-coreano Kim Jong-il chega à China

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O ditador norte-coreano Kim Jong-il chegou à China na madrugada desta segunda-feira (3), confirmou o Serviço de Turismo chinês em Dandong, na fronteira entre os dois países.

De acordo com uma fonte do serviço, Kim chegou de trem chegou às 5h locais (18h de Brasília deste domingo), cruzando a ponte da Amizade, que une China e Coreia do Norte, em Dandong, na Província chinesa de Liaoning.

As operações turísticas chegaram a ser interrompidas durante a manhã, mas já foram retomadas na área, segundo a mesma fonte.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap já havia informado que um trem, provavelmente com o dirigente norte-coreano, chegara à fronteira com a China durante a manhã. De acordo com a agência, o destino final do trem seria Pequim.

Uma possível viagem de Kim à China já havia sido citada pela imprensa da Coreia do Sul e do Japão nas últimas semanas. O líder norte-coreano, que não viaja de avião, já havia visitado a China de trem nos anos de 2000, 2001, 2004 e 2006.

O motivo da viagem de Kim à China não foi divulgado, mas analistas especulam que o ditador esteja buscando apoio de seu único grande aliado na região após distúrbios internos causados pela inflação galopante. A Coreia do Norte também pode buscar proteção chinesa diante da constante ameaça de conflito com a Coreia do Sul.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições