MENU

Mundo

Documentário mostra líderes explicando aproximação com Kadhafi

Documentário mostra líderes explicando aproximação com Kadhafi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:53

A ex-secretária de Estado americana Condoleezza Rice e o ex-premiê britânico Tony Blair justificaram, depois dos atentados de 2001, a aproximação com o líder líbio, Muamar Kadhafi, e o papel de Trípoli na luta contra a al-Qaeda, segundo um documentário que será divulgado pela televisão francesa na noite desta terça-feira (1º).

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, "é claro que olhamos quem está com a al-Qaeda e quem não está. O fato de a Líbia ter denunciado a al-Qaeda era um sinal importante", explicou Rice entrevistada nesse documentário que será divulgado pelo canal público France 5.

Em "Kadhafi, nosso melhor inimigo", Antoine Vitkine, conta a história do ditador líbio que passou de um pária, acusado de patrocinar o terrorismo internacional, a aliado do Ocidente.     "Nossos serviços de inteligência estavam encantados em poder obter qualquer informação sobre a Al-Qaeda e a Líbia também era para nós um vínculo com outros países do Magreb nos quais a Al-Qaeda era muito ativa", completou a ex-chefe da diplomacia americana durante a presidência de George W. Bush.

Quando os "serviços secretos (líbios) ofereceram cooperar na batalha contra o terrorismo, é claro que era insólito, mas, ao mesmo tempo, sabia que o 11 de setembro tinha mudado o mundo e voltava a configurar as alianças", explica, por sua vez, Tony Blair.     Condoleezza Rice explica até que ponto "surpreendeu" os americanos o momento em que Kadhafi anunciou que renunciava a seu programa de armas de destruição massa.

"Estávamos ocupados preparando a guerra no Iraque (...). Os britânicos nos dizem que foram contatados pelo coronel Kadhafi, que quer discutir sobre o abandono de suas armas de destruição em massa. Você imagina nossa surpresa? Assim, dissemos 'muito bem, vamos em frente'".

"Começamos a entender até que ponto os líbios estavam avançados particularmente no âmbito nuclear. Tinham centrífugas muito sofisticadas (...). Realmente estamos surpresos", completou Rice.

O documentário também enfatiza a importância do petróleo na reconciliação dos países ocidentais com a Líbia contra a qual a ONU tinha imposto um embargo em 1992 depois dos atentados contra um voo da UTA (1989, 170 mortos) e contra um avião da PanAm sobre Lockerbie (1988, 270 mortos).

A produção igualmente conta com os testemunhos de Martin Indyk, ex-conselheiro do presidente americano Bill Clinton; o ex-ministro francês das Relações Exteriores, Roland Dumas, e a ex-comissária europeia das Relações Exteriores, Benita Ferrero Waldner.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições