MENU

Mundo

Duas das caixas-pretas do avião que caiu no Irã são encontradas

Duas das caixas-pretas do avião que caiu no Irã são encontradas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O governo do Irã anunciou ter encontrado duas das três caixas-pretas do avião que caiu cerca de 15 minutos depois da decolagem de Teerã na quarta-feira, 15 de julho. Elas estavam bastante danificadas, segundo a imprensa oficial iraniana.

Nenhum dos 168 a bordo do Tupolev de fabricação russa sobreviveu.

A causa do acidente da quarta-feira, o pior no Irã em seis anos, ainda é desconhecida, segundo a emissora estatal em língua inglesa Press TV.

O avião, um Tupolev de fabricação russa, ia em direção a Ierevan, capital da  Armênia, quando pegou fogo durante o voo e caiu numa área rural 16 minutos após a decolagem.

A aeronave da iraniana Caspian Airlines explodiu com o impacto, e pedaços de metal e dos corpos incinerados de 153 passageiros e 15 tripulantes estavam numa grande área em volta de uma cratera fumegante.

O site da Press TV citou uma autoridade que teria dito que as duas caixas, que podem conter pistas vitais para explicar o acidente, estavam bastante danificadas, mas as autoridades trabalhariam para tentar recuperar os dados contidos nelas.

As buscas por uma terceira caixa-preta ainda continuavam, segundo a agência de notícias semioficial Fars.

A maioria das pessoas a bordo era de iranianos, mas também haviam cidadãos armênios e georgianos.

O vice-ministro dos Transportes Ahmad Majidi disse que exames de DNA serão necessários para identificar os restos mortais. Oito integrantes da equipe júnior de judô do Irã e dois treinadores dessa seleção estão entre os mortos.

"Todas as partes de cadáveres recolhidas, espalhadas pelo local do acidente, foram entregues ao instituto médico legal (da cidade) de Qazvin e serão transferidas ao instituto médico legal de Teerã hoje", disse.

Cerca de 40 parentes e amigos de vítimas da tragédia planejavam voar de Ierevan a Teerã nesta quinta-feira, disse o representante da Caspian Airlines Arlen Davudyan à Reuters no aeroporto de Yerevan.

A maioria deles estava vestido de preto. Não estava claro se eles iriam ao local do acidente, ao norte de Teerã.

"Perdi meu melhor amigo. Ele era quase um irmão... Estou indo a Teerã para prestar minhas condolências à mulher e aos filhos dele", disse Mehdi Sohrabi, um iraniano de 27 anos que estuda na Armênia.

Os Estados Unidos, arquirrival do Irã, prestou condolências na quarta-feira às famílias das vítimas. Washington não tem relações diplomáticas com a República Islâmica, mas tem tentado se aproximar do país na tentativa de levá-lo a negociar sobre seu programa nuclear.

A Armênia declarou um dia de luto nesta quinta, dia 16. Segundo a agência de notícias Associated Press, programas de humor e shows foram cancelados no país em sinal de respeito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições