MENU

Mundo

'E isso é surpresa?', indaga Amorim sobre Lula estar em lista da 'Time'

'E isso é surpresa?', indaga Amorim sobre Lula estar em lista da 'Time'

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, demonstrou não ter ficado surpreso com a lista divulgada nesta quinta-feira (29) pela revista norte-americana 'Times' que aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos líderes mais influentes do mundo. "E isso é surpresa para vocês?", indagou o ministro a jornalistas, após reunião com Lula no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória do governo.

Na lista de líderes divulgada pela revista também está o presidente americano Barack Obama.

Questionado se a indicação da revista daria fôlego para que o presidente assumisse no futuro cargos em organismos internacionais, como a Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas, Amorim disse que "Lula é muito maior do qualquer um desses postos".

A revista faz uma tradicional indicação anual das 100 pessoas mais influentes do mundo nas categorias "líderes", "heróis", "artistas" e "pensadores". Bill Clinton aparece na lista dos heróis e teve sua apresentação redigida por Bono, e Lady Gaga na lista de artistas mais influentes, apresentada por um artigo de Cyndi Lauper. Na categoria pensadores, está o ex-governador do Paraná Jaime Lerner.

(Confira a lista completa no site da revista)

Outras homenagens

Lula já havia recebido outras homenagens de jornais e revistas importantes no cenário internacional. Em 2009, foi escolhido pelo jornal britânico "Financial Times" como uma das 50 personalidades que moldaram a última década.

Também foi eleito o "homem do ano 2009" pelo jornal francês 'Le Monde', na primeira vez que o veículo decide conferir a honraria a uma personalidade. No mesmo ano, o jornal espanhol 'El País' escolheu Lula o personagem do ano. Na ocasião, Zapatero redigiu o artigo de apresentação do brasileiro e disse que Lula 'surpreende' o mundo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições