MENU

Mundo

Egípcio Ayman Zawahiri é o novo chefe da al-Qaeda

Egípcio Ayman Zawahiri é o novo chefe da al-Qaeda

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O egípcio Ayman al Zawahiri foi nomeado chefe da al-Qaeda em substituição a Osama bin Laden, fundador da rede terrorista, morto em maio durante operação dos Estados Unidos no Paquistão, informou a organização terrorista em comunicado publicado nesta quinta-feira (16) em portais islamitas na internet.

“O comando geral da al-Qaeda anuncia, depois de consultas, a designação de Ayman al Zawahiri a frente da organização”, diz texto firmado pelo comando geral da rede .

Número 2 da rede terrorista durante muito tempo, o médico de uma proeminente família egípcia trabalhou ao lado de Bin Laden por décadas.

Zawahiri, que completa 60 anos no domingo, é apontado como um dos reponsáveis pela formação ideológica, as táticas e habilidades organizacionais da al-Qaeda. É também tido como o líder por trás do uso dos primeiros atentados suicidas e células independentes que se tornaram uma marca da rede.

Zawhiri era o número dois da al-Qaeda e braço direito de Bin Laden.

(*) Com informações das agências de notícias France Presse, AP e Reuters

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições