MENU

Mundo

Egito começa referendo sobre reforma constitucional no país

Egito começa referendo sobre reforma constitucional no país

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

Os colégios eleitorais egípcios abriram na manhã deste sábado (19) para um referendo sobre emendas constitucionais, na primeira consulta popular desde a queda do presidente Hosni Mubarak em 11 de fevereiro. Em torno de 45 milhões de eleitores foram chamados para se pronunciar nas urnas.

No Cairo, eram formadas filas de espera quando os centros de votação foram abertos, enquanto a rádio divulgava mensagens chamando a população para participar da consulta. Os partidários das reformas são favoráveis a uma transição rápida com mudanças constitucionais restritas e os outros preferem uma nova Carta Magna, mesmo que leve tempo para obtê-la.

O poderoso movimento "Irmandade Muçulmana" apoiou a reforma, considerada indispensável para estabilizar o país. As emendas foram elaboradas por uma comissão de juristas designada pelo exército, a cargo da direção do país desde a derrubada de Mubarak após revolta popular. As forças armadas se comprometeram a estabelecer um regime civil, eleito democraticamente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições