MENU

Egito começa referendo sobre reforma constitucional no país

Egito começa referendo sobre reforma constitucional no país

Atualizado: Sábado, 19 Março de 2011 as 10:11

Os colégios eleitorais egípcios abriram na manhã deste sábado (19) para um referendo sobre emendas constitucionais, na primeira consulta popular desde a queda do presidente Hosni Mubarak em 11 de fevereiro. Em torno de 45 milhões de eleitores foram chamados para se pronunciar nas urnas.

No Cairo, eram formadas filas de espera quando os centros de votação foram abertos, enquanto a rádio divulgava mensagens chamando a população para participar da consulta. Os partidários das reformas são favoráveis a uma transição rápida com mudanças constitucionais restritas e os outros preferem uma nova Carta Magna, mesmo que leve tempo para obtê-la.

O poderoso movimento "Irmandade Muçulmana" apoiou a reforma, considerada indispensável para estabilizar o país. As emendas foram elaboradas por uma comissão de juristas designada pelo exército, a cargo da direção do país desde a derrubada de Mubarak após revolta popular. As forças armadas se comprometeram a estabelecer um regime civil, eleito democraticamente.

veja também