MENU

Mundo

Egito dá posse a 11 novos ministros no governo provisório

Egito dá posse a 11 novos ministros no governo provisório

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:54

Onze novos ministros tomaram posse nesta terça-feira (22) no governo provisório do Egito, anunciou a TV estatal.

Mudaram de mãos os ministérios de Petróleo, Cultura, Saúde e Comércio. Também foi nomeado um vice-primeiro-ministro, Yahiua Elgamal. Ahmad Shafiq foi mantido como premiê.     Os ministros de Relações Exteriores, Ahmed Abul Gheit, do Interior, Mahmud Wagdi, e das Finanças, Samir Radwan, foram mantido.

O marechal Husein Tantaiu ficou no Ministério da Defesa. Ele também dirige o Conselho Militar que governa o país desde a saída do ditador Hosni Mubarak.     Ativistas pró-democracia fizeram protestos para pressionar os generais a expurgarem a velha guarda originária do regime do depostoi Mubarak.

Os reformistas defendem um gabinete de tecnocratas durante a transição para a democracia.

A principal diplomata da União Europeia, Catherine Ashton, esteve nesta terça-feira no Cairo para oferecer auxílio internacional ao Supremo Conselho das Forças Armadas na sua tarefa de normalizar a vida do país e assegurar uma transição de poder pacífica, rápida e ordeira.

A influente Irmandade Muçulmana, principal grupo de oposição no país - embora proibida sob o regime de Mubarak - disse não ter recebido nenhuma oferta de ministério. Outros nomes citados como integrantes do novo gabinete defenderam suas nomeações.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições