MENU

Mundo

Egito legaliza partido da Irmandade Muçulmana

Egito legaliza partido da Irmandade Muçulmana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

O Partido da Liberdade e da Justiça, originado da confraria Irmandade Muçulmana, foi legalizado nesta segunda-feira (6) no Egito, anunciou a agência oficial Mena.

"A comissão de assuntos partidários aprovou a formação do Partido da Liberdade e da Justiça", indicou a agência.

A confraria Irmandade Muçulmana foi fundada no Egito em 1928 por Hassan al-Banna, e sua doutrina se organiza em torno ao dogma "tawhid" (unicidade de Deus), e da fusão do religioso e do político. Estava oficialmente proibida durante a presidência de Hosni Mubarak, que foi obrigado a renunciar em 11 de fevereiro passado, por pressão popular.

A Irmandade Muçulmana anunciou em 30 de abril que lançaria seu próprio partido com o objetivo de conquistar a metade das cadeiras do futuro Parlamento. Segundo seus fundadores, o novo partido é "civil, mas apoiado nos princípios da sharia (lei islâmica)". Um dos dirigentes do partido, Saad al Katatni, informou que em torno de mil mulheres e uma centena de coptas (cristãos do Egito) faziam parte do núcleo de 8.000 membros fundadores.

O vice-presidente do partido, Rafiq Habib, é da religião copta.

Seus integrantes, banidos da esfera política, apenas tolerados, dipunham de influentes redes de ajuda social.

Chegaram a dispor de 88 cadeiras na Assembleia, após as legislativas de 2005, mas boicotaram o segundo turno eleitoral de dezembro de 2010, denunciando fraudes em massa e violência da parte do partido no poder do presidente Hosni Mubarak. A confraria islamita, que apresentava seus candidatos como "independentes", não teve nenhum eleito no primeiro turno, de 28 de novembro.

O poder constituído não escondeu a vontade de enfraquecer sua representação, antes das presidenciais de setembro de 2011. Em novembro, um relatório do Departamento de Estado americano havia sublinhado que a Irmandade Muçulmana estava "sujeita a detenções arbitrárias e a pressões da parte do poder".

Tornou-se particularmente ativa nas mesquistas, onde realizava ações de ajuda aos mais humildes, assim como nas universidades e nos sindicatos, como um movimento mais antigo do islamismo sunita. Durante a história, oscilou entre a oposição violenta ao poder e a colaboração, através de pregadores de um Estado islâmico com garantias de respeito ao jogo democrático.

Na década de 40, praticou atos sangrentos, entre eles o assassinato do primeiro-ministro Mahmud Fahmi al-Noqrachi em 1948. Seus membros tornaram-se, então, objeto de uma repressão brutal.

O presidente Gamal Abdel Nasser endureceu ainda mais a política contra eles entre 1954 e 1970, após uma tentativa de assassinato, atribuída ao movimento. Seus membros passaram a ser detidos aos milhares. A partir de 1956, beneficiaram-se de uma ajuda financeira e militar da CIA americana, pronta para tudo, para enfraquecer um poder apoiado pela URSS.

Em 1971, Anwar Sadat, que sucedeu a Nasser, libertou a Irmandade, proclamando anistia geral.

Mas seus membros viveram muito mal a reviravolta de Sadat e a assinatura dos acordos de paz com Israel. Em 1981, Sadat foi assassinado por antigos membros da Irmandade que se deixaram levar pelo extremismo.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições