MENU

Mundo

Egito tem novo protesto contra junta militar provisória pós-Mubarak

Egito tem novo protesto contra junta militar provisória pós-Mubarak

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:25

Ativistas egípcios se concentraram nesta sexta-feira (30) no centro do Cairo para uma manifestação destinada a pressionar a junta militar do país a acelerar a transferência do poder para os civis e revogar as leis de emergência que eram usadas contra a oposição na época do presidente Hosni Mubarak.

Os organizadores da manifestação, batizada de 'Retomando a Revolução', disseram esperar milhares de participantes, em meio a um crescente descontentamento com os rumos da transição.

A junta anunciou eleições parlamentares em várias etapas a partir de 28 de novembro, com um sistema de voto distrital misto. A maioria dos grupos políticos teme que isso permita a volta de partidários de Mubarak a cargos públicos.

Manifestantes protestam contra a junta militar nesta sexta-feira (30) na

 Praça Tahrir, no centro do Cairo (Foto: AP)

  'Esta semana é diferente, porque sentimos que a nossa revolução foi roubada de nós', disse Yasser Fouad, um desempregado de 38 anos, com a voz abafada pelos alto-falantes que pediam aos manifestantes que se mantivessem pacíficos.

'Nenhuma das nossas exigências foi atendida. Queremos que eles entreguem o poder imediatamente, por meio de eleições', acrescentou Fouad.

Mahmoud Sayyid Saif, 58 anos, funcionário do Ministério da Saúde, disse que os egípcios não irão mais tolerar a inação. 'Já faz sete meses (que Mubarak foi derrubado), e nada foi obtido', afirmou.

Na quinta-feira, seis pré-candidatos a presidente divulgaram uma declaração conjunta pressionando a junta militar a marcar para março a transferência de poder. Eles também declararam que, juridicamente, as leis de emergências expirariam na sexta-feira. A junta militar diz que ela irá vigorar até o ano que vem.

Outra exigência dos políticos foi a restauração de uma lei da década de 1950 que criminaliza o abuso de poder, o que possibilitaria o julgamento de membros do antigo regime, 'impossibilitando-os de se infiltrarem de volta nas vagas da autoridade legislativa.'

Cerca de 60 partidos políticos emitiram nota conjunta nesta semana com reivindicações semelhantes, e dando até domingo para que a junta militar emende as leis eleitorais, de modo a permitir que os partidos apresentem candidatos também nas disputas eleitorais distritais - pelas regras recém-anunciadas, só candidatos independentes poderão concorrer.

O jornal egípcio 'Al Akhbar' disse na sexta-feira que o governo está avaliando a reivindicação.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições