MENU

Mundo

Eleito exige partida de presidente da Costa do Marfim

Eleito exige partida de presidente da Costa do Marfim

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Alassane Ouattara, reconhecido no exterior como presidente da Costa do Marfim, declarou nesta segunda-feira (3) que, para ele, "as negociações terminaram" e "Gbagbo deve deixar o poder", após conversar com quatro emissários africanos.

"Para nós, as negociações terminaram", declarou à imprensa Ouattara, após duas horas de discussões com os emissários da União Africana (UA) e da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Estes emissários "voltarão a ver Gbagbo para dizer a ele: 1) que deve reconhecer os resultados da Comissão eleitoral independente (CEI) certificados (pela ONU), 2) reconhecer que eu sou o presidente eleito, o presidente legítimo da Costa do Marfim, 3) que deve deixar o poder o mais rápido possível", acrescentou.

Outtara, que está abrigado no "Golf Hotel" de Abidjan com seu governo, rejeitou a instalação de um "comitê de avaliação" da crise pós-eleitoral, proposta por seu adversário.

Os mediadores africanos, que chegaram nesta segunda-feira a Abiyán para tentar fazer Gbagbo deixar a presidência da Costa do Marfim, qualificaram de "útil" seu encontro com o presidente, antes de se reunir com Ouatarra.

"Foi útil", disse o primeiro-ministro queniano Raila Odinga, mediador da União Africana (UA), após conversar com Gbagbo.

"Voltaremos", afirmou, por sua vez, o chefe de Estado de Benim, Boni Yayi, que, junto com os também presidentes Ernest Koroma, de Serra Leoa, e Pedro Pires, de Cabo Verde, representam a Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições