MENU

Mundo

Elizabeth 2ª encerra sozinha as celebrações de seu Jubileu

Elizabeth 2ª encerra sozinha as celebrações de seu Jubileu

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A rainha Elizabeth 2ª encerrará nesta terça-feira as bem-sucedidas celebrações de seu Jubileu de Diamante sem seu marido, o príncipe Philip, de 90 anos, que continua hospitalizado por conta de uma infecção na bexiga.

O duque de Edimburgo, que assistiu ao desfile de 1 mil embarcações pelo rio Tâmisa no domingo em meio à chuva e ao frio, teve de ser internado repentinamente após sentir-se mal nesta segunda-feira.

O último dia de festejos terá início com uma cerimônia religiosa na Catedral de São Paulo, em pleno centro de Londres, depois do que a família real irá de carruagem até o Palácio de Buckingham. Se o tempo permitir, haverá ainda um desfile aéreo a cargo das Forças Aéreas britânicas.

Londres amanheceu com tempo bom, mas os serviços meteorológicos advertem que haverá chuva às 11h30 de Brasília, quando a soberana deverá cumprimentar seus súditos desde a sacada do palácio. Às 14h, as emissoras de televisão e rádio britânicas e dos países que formam a Comunidade das Nações transmitirão uma mensagem de agradecimento gravada pela Rainha.

Essa última jornada de celebrações será mais formal que os dias anteriores, nos quais predominou o caráter festivo e lúdico. A cerimônia religiosa na Catedral de São Paulo será dirigida por seu deão, David Ison, enquanto a leitura do sermão correrá a cargo do arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, diante da família real britânica e de outras personalidades.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, irá liderar a representação governamental junto a diplomatas e outros líderes políticos estrangeiros. Depois disso, Elizabeth 2ª participará de uma recepção em Mansion House, enquanto o príncipe Charles e sua esposa, Camilla Parker Bowles, assistirão a um ato similar em Guildhall.

Após participar de um almoço de membros da casa real em Westminster Hall - sede do Parlamento britânico - com cerca de 700 convidados, Elizabeth 2ª fará um percurso de carruagem pelo centro de Londres.

Depois do fim da procissão de carruagens, que terá seu fim no Palácio de Buckingham, os membros da casa real britânica subirão à sacada para cumprimentar os milhares de cidadãos que deverão estar concentrados para acompanhar o ato final do Jubileu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições