MENU

Mundo

Em campanha, Obama diz que slogan de republicanos é 'No we can't'

Em campanha, Obama diz que slogan de republicanos é 'No we can't'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Barack Obama ocupou-se nesta segunda-feira dos adversários republicanos, afirmando que o slogan deles é "no we can't" (não, não podemos), ao iniciar uma turnê de três dias pelos Estados Unidos, a dois meses e meio das eleições de metade do mandato.

"Vocês não se lembram? Quando era candidato, tínhamos um pequeno slogan: 'yes we can' (sim, nós podemos)", afirmou Obama em Milwaukee (Wisconsin) durante reunião de apoio ao candidato democrata ao cargo de governador neste Estado do norte dos Estados Unidos. "O slogan deles agora é 'no we can't'", brincou o presidente, que realiza até quarta-feira visita a cinco Estados, da Califórnia (oeste) à Flórida (sudeste) passando pelo Estado de Washington (noroeste).

O líder democrata acusou seus adversários de terem quase que sistematicamente votado contra suas reformas no Congresso. Eles disseram, segundo ele, "não ao fim das lacunas jurídicas para as empresas que se deslocam para o exterior, não à redução dos impostos para as Pequenas e Médias Empresas, não às questões da energia verde, não aos grandes trabalhos de infraestrutura rodoviária e ferroviária".

"Ainda neste final de semana, o líder dos republicanos no Senado (Mitch McConnell) disse, e eu o cito, 'gostaria que pudéssemos fazer mais obstruções'"; e o presidente exclamou: "mais obstruções. É possível?"

"Este tipo de política, pensam eles, poderia ajudá-los nas próximas eleições", destacou Obama. "Mas nós não pensamos na próxima eleição, pensamos na próxima geração", e afirmou: "aí está toda a diferença".

Os eleitores americanos serão chamados a renovar, no começo de novembro, um terço do Senado e o conjunto da Câmara de Representantes, até agora controladas pelos democratas, mesmo se os republicanos possuem minoria de bloqueio na Cãmara Alta. As vagas de governador estão em disputa em 37 dos 50 Estados.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições