MENU

Em discurso, Kadhafi reafirma que vai 'triunfar sobre inimigos' na Líbia

Em discurso, Kadhafi reafirma que vai 'triunfar sobre inimigos' na Líbia

Atualizado: Sexta-feira, 25 Fevereiro de 2011 as 2:29

O ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, voltou à TV nesta sexta-feira (25) e disse que vai "triunfar sobre os inimigos", em meio aos protestos que tomam o país do norte da África  e já provocaram as mortes de centenas de pessoas. As imagens mostraram o coronel falando a uma multidão de partidários na Praça Verde, na capital líbia, Trípoli.

Ele pediu à população que "se prepare" e proteja o país e também as instalações petrolíferas, importante fonte de riqueza da região. O país é o 12º maior produtor mundial de petróleoa .

Em tom ameaçador, Kadhafi falou que, se necessário, vai abrir os arsenais do país para armar a população e as tribos. Enquanto isso, os rebeldes, que já praticamente tomaram o leste do país a partir da cidade de Benghazi, continuam seu avanço.

Kadhafi ainda domina a capital, mas, segundo testemunhas, algumas áreas já estão em poder dos rebeldes. Há relatos de que forças de segurança atiraram contra manifestantes em vários bairros, provocando mortes. Ao mesmo tempo, cresce a ofensiva diplomática contra o ditador, com a União Europeia e o Conselho de Segurança da ONU preparando sanções ao país.

As Nações Unidas seguem preocupadas com a situação humanitária do pais, temendo uma crise na distribuição de alimentos no país e também um colapso gerado pelas mais de 30 mil pessoas que deixaram o país, temerosas da violência.    

veja também