MENU

Mundo

Em meio a tensão com China, Vietnã faz manobras militares com EUA

Em meio a tensão com China, Vietnã faz manobras militares com EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:37

O Vietnã anunciou nesta quinta-feira que organizará exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos, em plena escalada de tensão regional no Mar da China Meridional, onde Pequim e Hanói, além de outros países, disputam a soberania sobre dois arquipélagos.

"O próximo exercício conjunto das Marinhas vietnamita e americana é um evento anual", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nguyen Phuong Nga, sem indicar a data nem o local das manobras. Os dois países restabeleceram suas relações diplomáticas em 1995, vinte anos depois do final da guerra, e desde então consolidaram seus laços, para, entre outras coisas, contrabalançar as posições da China em uma série de temas.

As relações entre a China e vários países da região, em particular o Vietnã, ficaram mais tensas nas últimas semanas devido a uma disputa territorial no Mar da China Meridional, em torno dos arquipélagos Spratley e Paracelso. Acredita-se que as ilhas são ricas em hidrocarbonetos. Desde o final de maio, Hanói acusou duas vezes barcos chineses de terem violado sua soberania territorial danificando intencionalmente embarcações vietnamitas de exploração de petróleo.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições