MENU

Mundo

Em visita surpresa, Barack Obama chega ao Afeganistão

Em visita surpresa, Barack Obama chega ao Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:26

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou neste domingo (28) ao Afeganistão em uma visita não anunciada para reunir-se com o presidente daquele país, Hamid Karzai. As informações são da assessoria da Casa Branca.

Trata-se da primeira viagem de Obama no país desde que ele assumiu o posto de presidente. Na agenda, além do encontro com Karzai, Obama fará um discurso para militares americanos.

O avião do presidente Obama chegou ao país afegão às 19h25 locais (12h55 no horário de Brasília) na base aérea de Bagram, aonde foi recebido pelo general Stanley McChrystal, chefe das tropas da coalizão internacional instaladas no Afeganistão, e pelo embaixador dos EUA no país Karl Eikenberry. Após sua chegada, partiu de helicóptero para a capital Cabul.

O objetivo da viagem, segundo uma fonte da Casa Branca, seria uma “atualização no terreno” sobre o combate ao terrorismo naquele país .

Ano passado, Obama anunciou o deslocamento de mais 30 mil soldados americanos ao Afeganistão e estabeleceu a metade do ano de 2011 para dar início à retirada das tropas.

A recente vitória de Obama no Congresso para a aprovação da reforma da Saúde permitiu que ele se voltasse com mais atenção para a administração das tropas no Afeganistão, tema que conta com apoio apenas parcial da população americana, devido ao grande número de baixas, aos altos custos com a guerra e a forte corrupção percebida entre os líderes e aliados afegãos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições