MENU

Mundo

Embaixador do Irã faz visita ao Palácio do Planalto Brasileiro

Embaixador do Irã faz visita ao Palácio do Planalto Brasileiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Numa visita surpresa, o embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, apareceu nesta segunda-feira (3) no Palácio do Planalto, sede do governo federal.

Acompanhado de uma delegação de diplomatas e funcionários do país persa, Shaterzadeh subiu ao quarto andar do edifício em direção à sala do assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

Antes, demorou cerca de dez minutos para passar pela recepção, onde a comitiva foi parada pela segurança.

Seguido por jornalistas até o elevador, ele evitou comentar o assunto da reunião e disse que falaria depois sobre a conversa.

No ano passado, o Brasil conseguiu aprovar, em conjunto com a Turquia, um acordo com o Irã para enriquecimento de urânio fora do país. O trato havia sido tentado sem sucesso por países como Estados Unidos, França e Reino Unido e buscava controle sobre a produção para conter supostos planos do Irã em produzir armas nucleares.

Apesar disso, EUA e o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) desprezaram o acordo e aprovaram sanções contra a república islâmica dias após a assinatura. Apenas Brasil e Turquia, dentre os 15 membros do Conselho, rejeitaram as sanções.

Mais recentemente, vários países ocidentais e ONGs vêm lutando pela libertação da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento sob acusação de adultério e assassinato do marido.

O Brasil chegou a oferecer asilo a Sakineh, algo negado pelo Irã, que a trata como uma criminosa comum.

Por Garcia Renan Ramalho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições