MENU

Embaixadora americana faz contato com ElBaradei

Embaixadora americana faz contato com ElBaradei

Atualizado: Terça-feira, 1 Fevereiro de 2011 as 3:43

A embaixadora americana para o Egito Margaret Scobey conversou com o líder democrata egípcio Mohamed ElBaradei, disse o Departamento de Estado dos Estados Unidos nesta terça-feira, 1, em seu primeiro contato recente com o político de oposição.   "Como parte de nossa divulgação pública para transmitir apoio a um transição tranquila no Egito, a embaixadora Scobey conversou hoje com Mohamed ElBaradei," disse o porta-voz do Departamento de Estado P.J. Crowley em uma mensagem em seu twitter.

O contato, feito por telefone, também envolveu diplomatas britânicos.

ElBaradei, um ex-chefe da agência nuclear da ONU, retornou ao Egito na semana passada e se ofereceu para agir como um líder transitório para preparar o Egito para eleições democráticas ao mesmo tempo em que aumentam os protestos contra o presidente Hosni Mubarak.

ElBaradei, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), participou dos recentes protestos mas analistas dizem eu ele limitou sua popularidade no país devido aos longos períodos que passou fora do Egito.

Na segunda, Crowley sugeriu que os Estados Unidos não haviam tido nenhum contato com ElBaradei. "Eu acredito que não tivemos nenhum contato com o senhor ElBaradei nos últimos dias", disse ela em seu comunicado diário.    

veja também