MENU

Enviado dos EUA quer negociações sobre a Coreia do Norte

Enviado dos EUA quer negociações sobre a Coreia do Norte

Atualizado: Terça-feira, 4 Janeiro de 2011 as 11:45

O enviado dos Estados Unidos para assuntos relacionados à Coreia do Norte disse nesta terça-feira (4) esperar que negociações sérias sobre as ambições nucleares de Pyongyang possam começar em um futuro próximo.

As relações entre as duas Coreias atingiram novo patamar de tensão em 2010 após o naufrágio de um navio sul-coreano que matou 46 marinheiros, uma troca de tiros entre militares dos dois países, revelações na área nuclear e ameaças de guerra de parte a parte.

'Acreditamos que negociações sérias têm de estar no centro de qualquer estratégia para lidar com a Coreia do Norte, e esperamos poder lançá-las num tempo razoavelmente cedo', disse Stephen Bosworth ao chegar à Coreia do Sul.

Bosworth se reunirá com autoridades da chancelaria da Coreia do Sul antes de visitar Japão e China para tratar de assuntos relacionados à Coreia do Norte.

Embora a disputa retórica entre os dois países tenha se intensificado recentemente, Seul e Pyongyang sugeriram que podem ter conversas diplomáticas. Analistas dizem que as chances de sucesso são pequenas.

A China pediu a retomada das conversações entre seis partes, que incluem as duas Coreias, Japão, Rússia e Estados Unidos.

Seul e Washington afirmam que antes de sentar à mesa querem ver provas de que a Coreia do Norte realmente poderia eventualmente se desarmar, algo que analistas duvidam que poderá acontecer.

veja também