MENU

Mundo

Erupção do vulcão Lokon força a retirada de 4.600 pessoas na Indonésia

Erupção do vulcão Lokon força a retirada de 4.600 pessoas na Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:34

Cerca de 4.600 pessoas já foram retiradas desde que o vulcão Lokon, situado no norte das ilhas Célebes, na Indonésia , entrou em erupção, na quinta-feira (14), informou neste sábado (16) a imprensa local.

O vulcão expeliu neste sábado colunas de fumaça e cinza que alcançaram 800 metros de altura. Nos últimos dois dias, o Lokon lançou pedras e lava a um quilômetro e meio de distância, provocando incêndios em florestas dos arredores.

Vulcão Lokon expeliu colunas de fumaça e cinzas que alcançaram 800 metros de altura. (Foto: Glen Rarung / AFP Photo)

  O número de pessoas retiradas duplicou nas últimas horas por causa da crescente atividade do vulcão. As autoridades mantêm declarado o alerta vermelho desde segunda-feira (11).

O porta-voz do Centro Nacional de Gestão de Desastres, Sutupo Purwo Nugroho, disse que os afetados foram hospedados em seis centros de refugiados na localidade de Tomohon.     Nugroho também assinalou que 'ninguém morreu por causa da erupção', mas uma mulher morreu nesta sexta-feira (15) após um ataque cardíaco enquanto era retirada da região.

A Cruz Vermelha indonésia distribuiu 15 mil máscaras contra a fumaça, informou a agência local 'Antara'. Cerca de 30 mil pessoas vivem nos arredores do Lokon, uma montanha de 1.580 metros de altura.

O Lokon, um dos 129 vulcões ativos na Indonésia atualmente, produziu cinco erupções nos últimos 20 anos.

A Indonésia se localiza dentro do denominado 'Anel de Fogo do Pacífico', uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições