MENU

Mundo

Espanha começa a privatizar controle aéreo em 13 aeroportos

Espanha começa a privatizar controle aéreo em 13 aeroportos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O governo espanhol iniciou nesta quarta-feira (29) a privatização do controle aéreo em 13 aeroportos, em seguida à greve dos funcionários do setor, no começo de dezembro, que paralisou o tráfego aéreo durante quase 24 horas.

A privatização do controle aéreo, "a maior reforma estrutural dos últimos anos no setor aeroportuário", tem dois objetivos: "melhorar a qualidade do serviço e sua eficiência econômica", explicou em comunicado o ministério espanhol de Fomento, encarregado dos transportes.

Os 13 aeroportos em questão, de um total de 47 no país, são os de Alicante, Valencia, Sabadell, Ibiza, Jerez, Sevilla, Melilla, Lanzarote, Fuerteventura, La Palma, A Coruña, Vigo e Cuatro Vientos.

A privatização do controle aéreo faz parte de um plano governamental para reduzir custos deste serviço, a pedido da Comissão Europeia, incluindo corte nos salários de um setor que era o que mais ganhava da União Europeia (UE).

O governo espanhol também anunciou no começo de dezembro a privatização parcial, em 49%, da gestão aeroportuária.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições