MENU

Espanha enfrenta hoje greve geral

Espanha enfrenta hoje greve geral

Atualizado: Quinta-feira, 29 Março de 2012 as 8:51

Voos e outros serviços serão interrompidos nesta quinta-feira na Espanha, em uma greve geral contra reformas trabalhistas e cortes de gastos que o governo conservador diz serem necessários para a salvação da economia espanhola.

Trata-se da primeira grande greve contra as políticas do primeiro-ministro Mariano Rajoy, apenas três meses após o premiê tomar posse prometendo cortar a taxa de desemprego na Espanha (de 23%) e estabilizar as finanças públicas.

A greve nacional ocorre um dia antes de o governo anunciar seu orçamento de 2012, aumentando o cerco a Rajoy, que também enfrenta a pressão de líderes europeus com medo de contágio financeiro na zona do euro.

"Esta é uma justa resposta a uma reforma brutal do nosso sistema de relações de trabalho", disse Ignacio Fernandez Toxo, líder do CCOO, que é um dos dois principais sindicatos da Espanha, ao lado do UGT.

As companhias aéreas Iberia, Air Nostrum e Vueling cancelaram cerca de 200 voos. Está previsto um atendimento mínimo nos hospitais, enquanto escolas e creches deverão abrir. As informações são da Dow Jones.

veja também