MENU

Mundo

Espanha enterra mortos pelo terremoto de Lorca

Espanha enterra mortos pelo terremoto de Lorca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:43

Centenas de pessoas se despediram nesta sexta-feira (13) na em Lorca dos nove mortos no terremoto que afetou a cidade do sudeste da Espanha na quarta-feira. Um funeral foi realizado com honras de Estado, e a família real foi representada pelos príncipes de Astúrias, Dom Felipe de Bourbon e sua esposa Letizia.

O herdeiro da coroa espanhola estava acompanhado ainda do chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e presidiu a cerimônia, que contou com apenas quatro vítimas de corpo presente.

As famílias dos cinco outros falecidos na tragédia preferiram realizar o sepultamento em cerimônias particulares, longe dos holofotes e da notoriedade de um funeral de Estado.

Velório coletivo de vítimas do terremoto de Lorca, nesta sexta-feira (13) (Foto: AP)   Dom Felipe e Letizia consolaram os familiares das vítimas e conversaram com cada um deles, bastante emocionados e sentados atrás dos caixões na primeira fila de cadeiras colocada em uma tenda improvisada para o funeral, do qual participaram mais de mil pessoas.

"A imensa tragédia deixou sobre esta terra um cenário de angústia e lágrimas", lamentou em sua homilia o bispo de Cartagena, Dom José Manuel Lorca Planes, em um altar montado em frente aos caixões.     O religioso proferiu palavras de consolo para os familiares dos falecidos, pedindo para que todos tivessem força para "que esta cidade volte a ressurgir e atinja o seu esplendor".

Na quarta-feira, um terremoto de magnitude 5,1 atingiu a cidade de Lorca, deixando nove mortos e mais de 200 feridos, além de incontáveis danos materiais. A cidade ainda luta para dar apoio aos desabrigados. Pelo menos 20 mil prédios foram danificados pelo tremor.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições