MENU

Mundo

Espanha recebe nesta quarta terceiro ex-detento de Guantánamo

Espanha recebe nesta quarta terceiro ex-detento de Guantánamo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

A Espanha recebe nesta quarta-feira o terceiro ex-detento da prisão americana para suspeitos de terrorismo em Guantánamo (Cuba).

O prisioneiro, um cidadão afegão cujo nome não foi divulgado, chegará à base aérea de Madri.

Já estão na Espanha outros dois ex-detentos da prisão americana de Guantánamo, um palestino que chegou em fevereiro e um iemenita entregue pelas autoridades norte-americanas em maio, em virtude dos acordos alcançados entre a União Europeia e os Estados Unidos para o fechamento desse centro de detenção.

O cidadão afegão receberá uma permissão de residência e trabalho, mas será proibido de deixar o país.

O governo espanhol se mostrou disposto a acolher até cinco ex-presos de Guantánamo, sempre e quando não tenham causas pendentes nos Estados Unidos, nem na Espanha, nem nos demais países da União Europeia.

O afegão era um dos cerca de 180 prisioneiros ainda mantidos em Guantánamo. A maioria dos detentos de Guantánamo passou anos sem acusação formal ou julgamento, graças à estratégia do governo Bush de criar um "buraco negro legal". Pelo entendimento do antigo governo, os suspeitos não podiam recorrer às garantias da Constituição americana --por não estarem nos EUA-- e não precisavam ser tratados de acordo com a Convenção de Genebra --por não serem considerados prisioneiros de guerra, já que não combatiam legalmente por nenhum país.

O presidente americano, Barack Obama, decretou o fechamento da prisão até janeiro deste ano, mas seus esforços foram atrapalhados por dificuldades políticas, legais e diplomáticas.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições