MENU

Mundo

Espanhóis criam meia anti-chulé

Espanhóis criam meia anti-chulé

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:16

EFE

Tecido antibacteriano não produz mau cheiro nem causa coceiras. Pesquisadores afirmam que meias serão comercializadas em breve

 

 

Pesquisador Feliu Marsal(D) e Óscar Deumal (E), da Sutran, ,apresentam meia que evita mau cheiro

Foto: EFE

Pesquisadores espanhóis criaram um tecido antibacteriano para fabricar meias que não produzem mau cheiro após seu uso e que não causam problemas na pele, como coceiras e fungos.

 

A novidade foi desenvolvida pelo Centro de Inovação Tecnológica (CTF) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e a empresa Sutran y Mas. O objetivo é que as meias sejam comercializadas em breve.

Para produzirem o tecido, os pesquisadores usaram fibras de celulose, geralmente utilizadas para fins médicos, com uma solução de zinco e outros componentes que funcionam como bactericida.

Além de evitar o mau cheiro e evitar fungos e coceiras, a meia é muito útil para pessoas que sofrem de hiperidrose (suor excessivo) e esportistas. As propriedades estruturais do tecido são excelentes para absorver umidade. Outra boa notícia é que o tecido pode ser utilizado na fabricação de outros tipos de roupas.

Atualmente, os produtos têxteis comercializados para evitar o mau cheiro provocado pelo suor utilizam como agente bactericida a prata, elemento que tem causa efeitos colaterais na pele, como dermatose, fungos e coceiras. Leia mais: Cientistas criam tecido em forma de spray

Os pesquisadores do CTF comprovaram que o zinco aplicado na fibra elimina 99,8% da presença dos microorganismos Staphylococus Aerus e 97,8% do Klebsiela "Pneumoide, bactérias resistentes que causam o mau cheiro.

O Centro de Inovação Tecnológica da Universidade Politécnica da Catalunha foi inaugurado em 1972 e é especializado no desenvolvimento de novas estruturas têxteis para aplicações técnicas e inteligentes.

A empresa Sutran y Mas comercializou com sucesso a primeira camiseta antisuor do mundo, criada há dois anos.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições