MENU

À espera de novo gabinete, oposição planeja passeata no Egito

À espera de novo gabinete, oposição planeja passeata no Egito

Atualizado: Terça-feira, 22 Fevereiro de 2011 as 10:34

A junta militar que governa interinamente o Egito deve anunciar nesta terça-feira (22) um novo gabinete de governo, enquanto ativistas pró-democracia planejam uma passeata para pressionar os generais a expurgarem a velha guarda originária do regime do deposto presidente Hosni Mubarak.

A imprensa estatal antecipou que os ocupantes de pastas importantes - como Relações Exteriores, Finanças e Interior - devem ser mantidos, o que irritou os reformistas, que defendem um gabinete de tecnocratas durante a transição para a democracia.     A principal diplomata da União Europeia, Catherine Ashton, esteve nesta terça-feira no Cairo para oferecer auxílio internacional ao Supremo Conselho das Forças Armadas na sua tarefa de normalizar a vida do país e assegurar uma transição de poder pacífica, rápida e ordeira.

A influente Irmandade Muçulmana, principal grupo de oposição no país - embora proibida sob o regime de Mubarak - disse não ter recebido nenhuma oferta de ministério. Outros nomes citados como integrantes do novo gabinete defenderam suas nomeações.      

veja também