MENU

'Esta é minha nova imagem', diz Chávez ao aparecer sem cabelo

'Esta é minha nova imagem', diz Chávez ao aparecer sem cabelo

Atualizado: Segunda-feira, 1 Agosto de 2011 as 4:17

Fotos mostram a mudança na imagem do

presidente venezuelano, Hugo Chávez

  O presidente da Venezuela , Hugo Chávez, apareceu com o cabelo raspado nesta segunda-feira (1º) ao participar da cerimônia de posse de vários de seus novos ministros. 'It's my new look (esta é minha nova imagem)', disse o chefe de Estado, em inglês, ao se referir à sua cabeça raspada.

Chávez empossou os ministros de Cultura, Pedro Calzadilla, e da Juventude, María del Pilar Hernández, assim como o comandante da brigada da guarda de honra presidencial, Wilfredo Figueroa Chacín.

Sobre a queda do cabelo, o governante disse que a quimioterapia "ataca com prioridade aquelas células do corpo que crescem rapidamente" e que isso significa que o tratamento está funcionando.

O líder venezuelano tinha antecipado que cortaria o cabelo, depois que na noite do domingo (31) percebeu que partes dele estavam caindo. "Ficarei como o Yul Brynner", anunciou em referência ao ator, famoso por sua careca.

Chávez questionou as especulações da oposição sobre sua doença e negou que sofra de câncer no cólon, reto ou nariz, como, segundo ele, alguns afirmaram. Ele ressaltou que não tem células cancerígenas em seu corpo e precisou que se submeteu à quimioterapia para atacar a doença.

O presidente Venezuelano apareceu com a cabeça raspada na posse de novos ministros do país (Foto: Reuters)    

A recém-nomeada ministra para Serviços Penitenciários, Iris Varela, não participou do ato desta segunda-feira por causa de uma gripe.

Desde que foi operado de emergência em Cuba em junho, Chávez tem moderado seu discurso e suas roupas numa tentativa, segundo analistas, de mostrar uma imagem mais reflexiva e menos brusca, a um ano das eleições presidenciais em que tentará um novo mandato de seis anos.

O presidente Hugo Chávez, durante posse de ministros (Foto: Reuters)

  Na semana passada, Chávez completou 57 anos e disse que no fim do ano espera ter superado a fase mais crítica da doença. Mais cedo nesta segunda, em uma entrevista por telefone com o canal estatal VTV, Chávez explicou que decidiu raspar a cabeça porque o cabelo estava caindo.

O câncer do presidente levantou muitas dúvidas na Venezuela, enquanto a oposição vê a eleição de 2012 como sua melhor oportunidade para por fim ao governo Chávez diante dos crescentes problemas de insegurança, desemprego e falta de moradias.

O presidente Hugo Chávez, durante posse de ministros (Foto: Reuters)            

veja também