MENU

Mundo

Estado Palestino quer status de membro pleno da ONU, diz presidente

Estado Palestino quer status de membro pleno da ONU, diz presidente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse nesta sexta-feira (16) que vai pedir que o Estado Palestino seja aceito pela ONU com plenos direitos.

O pedido de reconhecimento do Estado Palestino deve ser feito na próxima semana, dentro dos trabalhos da Assembleia Geral da ONU. O pedido deve gerar um impasse diplomático entre palestinos, Israel e os Estados Unidos .

"Vamos às Nações Unidas para requisitar nosso legítimo direito, obtendo o status de membro pleno para a Palestina na organização", disse Abbas pela TV.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, dá entrevista nesta sexta-feira (16)

em Ramallah, na Cisjordânia (Foto: AP)

  "Vamos ao Conselho de Segurança", disseu Abbas em Ramallah, na Cisjordânia. "Após meu discurso (na Assembleia Geral, no dia 23 de setembro), apresentarei o pedido de adesão ao secretário-geral para que o transmita ao presidente do Conselho de Segurança".   Os EUA, membro permanente do conselho, já anunciaram que devem vetar o pedido.

Tanto os EUA como Israel são contra o pedido agora, argumentando que um Estado Palestino só pode ser criado após negociações diretas.

Na véspera, o ministro palestino de Relações Exteriores, Riyad al-Malki, disse que Abbas apresentará no dia 23 de setembro o pedido de adesão de um Estado palestino à ONU, exceto no caso da oferta de uma alternativa "crível" para a retomada das negociações .            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições