MENU

Mundo

Estou mais nervosa do que no dia do acidente, diz irmã de mineiro chileno

Estou mais nervosa do que no dia do acidente, diz irmã de mineiro chileno

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

“É uma mistura de alegria e apreensão, tensão e felicidade” – é assim que Justina Illanes define o sentimento de estar a poucos dias de rever o irmão, Juan, preso com outros 32 homens há mais de dois meses em uma mina do Atacama chileno. “Acho que estou mais nervosa agora do que no dia do acidente. Sei que no mundo todo, pessoas de lugares que nem imaginamos estão nesse momento rezando e pensando em meu irmão. Isso me conforta”, disse ela em entrevista ao G1 .   Justina foi uma das poucas familiares que aceitou conversar com a reportagem pelo telefone. Assediados pela imprensa e cansados após semanas de espera e angústia, grande parte dos pais, filhos, tios e amigos se revezam para estar no acampamento batizado de “Esperança”, na mina San José, a 800 km de Santiago.

Justina não poderá ver o resgate ao vivo. “Tenho que ficar com a outra parte da família. Mas meu coração estará lá. Confio em Deus que tudo sairá bem. É um milagre. Até o número 33, sei que significa um milagre.”   Na noite desta quinta-feira (7), as famílias começaram uma vigília com cantos, velas, rezas e fogueira no acampamento, na espera pelo resgate. O governo chileno anunciou que uma das máquinas que perfura um poço para retirá-los pode alcançar seu objetivo ainda neste sábado (9). Depois disso, ainda se espera uma decisão sobre se será ou não realizado um revestimento no túnel pelo qual sairão os mineiros.

A ordem de resgate ainda não está definida. Os homens (32 chilenos e um boliviano) subirão por uma cápsula totalmente monitorada do lado de fora e com luzes e câmeras. Assim que saírem eles receberão uma proteção para os olhos em função da claridade e serão levados diretamente para um posto médico montado no local e depois para um hospital de uma cidade próxima.

Para esta sexta-feira (8) estão programados na mina ensaios com helicópteros, ambulância e esquemas policiais.     Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições