MENU

Mundo

Estudo indica que apenas 2,5% conseguem dirigir e falar ao telefone

Estudo indica que apenas 2,5% conseguem dirigir e falar ao telefone

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Se os cientistas já sabem que o cérebro humano tem problemas para processar simultaneamente o fluxo de informações, mais uma certeza foi dada: uma pesquisa aponta que apenas 2,5% das pessoas têm capacidade de falar ao telefone e, simultaneamente, dirigir.

Divulgada pelo blog do jornal "The New York Times" na terça-feira, dia 30, a pesquisa foi feita pela Universidade de Utah com um simulador de direção.

Os outros 97,5% apresentaram queda de 20% a 30% na performance de direção enquanto falavam ao telefone.

Segundo David Strayer, psicólogo envolvido no estudo, a percentagem restante dos "multitarefas" demonstrou que a capacidade de direção enquanto se falava ao telefone "estava completamente intacta".

O estudo os classifica como "indivíduos raros, mas intrigantes, com uma habilidade de multitarefas intrigante".

Strayer disse que o próximo passo na pesquisa é usar scanners para fazer imagens do cérebro dos multitarefas. Os pesquisadores querem saber se eles têm capacidade de usar o cérebro de forma diferente, ou se há experiências neuroquímicas que os distinguem e explicam essas habilidades.

O pesquisador, entretanto, diz que as pessoas não devem esperar que façam parte desta pequena fatia de privilegiados multitarefa - e que não devem testar isso no volante, sob risco de acidentes.

"Alguns leitores [da pesquisa] devem estar se perguntando se eles também são multitarefas", diz o estudo. "Sugerimos que as chances disso estão contra eles."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições