MENU

Mundo

EUA alertam aliados sobre novos vazamentos do WikiLeaks

EUA alertam aliados sobre novos vazamentos do WikiLeaks

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Os Estados Unidos passaram informações à Grã-Bretanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Noruega e Israel a respeito do provável teor de documentos norte-americanos sigilosos a serem divulgados pelo WikiLeaks, disse o próprio site na quinta-feira, citando noticiário da imprensa.

Conforme a Reuters antecipou na quarta-feira, o novo lote de documentos deve incluir milhares de comunicações diplomáticas citando suspeitas de corrupção na Rússia, Afeganistão e outros países da Ásia Central. As revelações podem causar constrangimentos para os EUA junto a outros governos.

O Departamento de Estado havia admitido na quarta-feira que estava em contato com outras capitais para alertar sobre os possíveis documentos.

O WikiLeaks diz que o próximo lote de documentos será sete vezes maior do que o pacote anterior, divulgado em outubro, com 400 mil relatórios do Pentágono sobre a guerra do Iraque.

O jornal londrino Al Hayat disse que um dos documentos a serem revelados mostra que a Turquia ajudou a Al Qaeda no Iraque.

Já o Washington Post antecipou a revelação de que os EUA ajudaram o PKK, grupo separatista curdo que luta contra o governo turco desde 1984.

O jornal israelense Haaretz afirmou que a embaixada dos EUA em Tel Aviv também fez alertas ao governo de Israel sobre o conteúdo de alguns documentos em poder do WikiLeaks.

Os EUA criticam o WikiLeaks pelos vazamentos de documentos, alegando que eles colocam em risco a segurança nacional e de indivíduos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições